Quem nunca passou aperto na estrada não tem história boa para contar. E não é só os principiantes desavisados que se enrolam não. Tem muito caminhoneiro velho de guerra que até hoje conta sempre com a sorte na hora de viajar e quando vê fica parado no meio do caminho por causa de coisa à toa, como um pneu furado.
Mas se você é daqueles que anda sempre prevenido, aí o papo é outro. E é disso que vamos falar aqui hoje. Na hora do sufoco, você tem aquela pecinha reserva na boleia para te salvar? Nós, da Ibor, listamos aqui quais itens extras que todo caminhoneiro deve ter na boleia para evitar aquele estresse bobo.
Começando pelo óbvio mesmo porque sem ele você, literalmente, não sai do lugar. Além do desgaste natural, há diversos fatores nas estradas que podem comprometer a sua vida útil, como má conservação das pistas, excesso de peso, fazer curvas em alta velocidade, calibragem incorreta, e por aí vai. Por isso, se o pneu furar, tendo um de reserva, você resolve isso rapidinho, poupando o risco de ficar ali parado por horas, no meio do nada, com chances de provocar algum acidente ou ser roubado.
Isso aqui não tem jeito mesmo. Por mais cauteloso que você seja, o sistema de iluminação do pesado não dá conta de aguentar tanta trepidação que essas estradas provocam sem dar nenhuma trégua. Se essa falha ocorrer durante à noite, muito provavelmente o motorista vai precisar encostar o caminhão para sua própria segurança. Como você dirige sem enxergar nada à sua frente?
Maas, quem é esperto e já aprendeu a lição, leva sempre uma lâmpada extra na cabine para não ficar no escuro. Um detalhezinho que se você tem em mãos resolve rapidinho e segue viagem tranquilo.
O seu caminhão pode ter combustível, pneu novinho e calibrado, lâmpadas novas, mas se não tiver bateria, o seu veículo se quer vai acender as luzes, quem dirá rodar. Então, mediante a uma falha, esteja preparado e tenha sempre uma bateria reserva para trocar. Assim, você também não compromete a sua segurança, e ainda reduz os riscos de provocar acidentes no local.
Peças fundamentais para quem transporta carga pesada. Após longos percursos, as pastilhas de freio vão se desgastando até chegar num ponto em que as rodas do seu caminhão não respondem mais ao comando de reduzir a velocidade ou de parar. Isso é um problema muito grave e que você começa a sentir (e a ouvir) quando as pastilhas dão os primeiros sinais de que precisam ser trocadas.
Por isso, fique atento e não dê bobeira.
Assim como as luzes e faróis não têm uma vida útil muito longa devido às más condições das estradas, o mesmo ocorre no sistema de suspensão. E se tratando de caminhão de carga, o desgaste é ainda maior e, uma hora ou outra, rompe um negócio aqui, trinca outra ali, solta parafuso…e aí quando vê o seu veículo está totalmente instável, sem segurança alguma para seguir. Não pode
Alguns itens como bandejas, feixes de molas, bolsões de ar e amortecedores vale a pena ter na reserva.
A gente sabe que é impossível transformar a boleia numa oficina mecânica, mas se você conhecer bem o seu pesado, certamente já vai saber algumas peças chaves que pode um dia vir precisar.
Notou que um parceiro tá no aperto, não hesite em ajudá-lo! Na estrada, uma mão lava a outra, mas não se esqueça de reabastecer sempre o seu kit de itens reserva para quando você precisar, ter também, viu?
Agora nos conte, qual é a peça que você nunca deixa para trás quando vai viajar?
Marque aqui seu colega de pista para ele ficar por dentro dessas dicas também!
Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛