Mais um fim de semana prolongado, mas muitos caminhoneiros seguem nas estradas para que não falte nada aí na sua casa. Porém, mesmo com a pandemia, a gente nota aquele movimento mais intenso na pista e, automaticamente, acionamos o alerta para os riscos que aumentam junto.
Por mais que isso faça parte da vida do caminhoneiro, cada viagem é sempre única, portanto, não conte com a sorte e redobre sua atenção. A Ibor separou aqui 5 dicas para evitar acidentes nas estradas, veja só!
Respeite os limites do seu corpo e não viaje cansado. Dirigir com sono é tão grave quanto pegar estrada alcoolizado. Você pode até achar que está bem, que aguenta firme, ou que já está chegando, mas numa piscada, tudo pode mudar. Não arrisque!
É sempre importante levar o caminhão para fazer uma manutenção antes pegar estrada. Principalmente se você costuma dirigir longos percursos. Confira freios, faróis, pneus e toda a mecânica. Seu pesado pode ser grande e forte, mas uma hora ou outra, ele pede arrego também. Então, não dê bobeira.
Veículos pesados devem sempre rodar pela faixa da direita. A única exceção é na hora de fazer ultrapassagens, e em trechos em que existe uma terceira faixa. No mais, siga sua viagem tranquilo e sem pressa.
Enquanto dirige, não mexa no celular! Hoje em dia essa é uma das principais distrações que um motorista pode ter e, por isso, é uma infração gravíssima. Porém, o simples gesto de ligar o rádio, acender um cigarro e fumar, beber água, tirar um casaco, também são formas de tirar o seu foco por instantes. Por isso, tenha muito cuidado!
Durante o dia, é obrigatório circular nas rodovias com os faróis baixos, porém à noite, deve-se tomar cuidado com a luz alta para não ofuscar a visão do motorista que vem na direção contrária. Caso isso aconteça com você, desvie o olhar para baixo e à direita, na faixa branca no chão. E, importante: tenha uma lâmpada reserva para trocar se a atual queimar. Seguir no escuro é perigoso para você e os outros que estão na estrada.
No mais, respeite sempre as leis de trânsito e dirija com segurança. No trajeto de volta, caso você tenha essa escolha, prefira viajar pela manhã cedinho, ou depois das 22h e madrugada afora. Em várias regiões, quem viaja após o almoço, entre 15h e 18h, geralmente tende a encarar mais congestionamentos, ainda mais num domingo. Por isso, fique ligado!
Conte aqui pra gente, o que você faz para manter uma viagem mais tranquila e calma nesses dias mais cheios? Já aproveita e compartilhe esse post com seus parceiros de pista também!
Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛