Para conter um caminhão é preciso que o seu sistema de frenagem esteja funcionando em perfeito estado. Além das pastilhas e discos, o veículo conta com o fluido de freio – um composto líquido super importante que é responsável pela transmissão da pressão que você aplica nos pedais, acionando o cilindro mestre para os freios das rodas.
Ou seja, ele é item fundamental para garantir a sua segurança na estrada. O fluido de freio tem a capacidade de não se comprimir, suportar altas temperaturas e de absorver água com o tempo, o que não é legal, pois sua composição começa a se alterar.
Dessa forma, ele deixa de desempenhar a sua função, comprometendo assim o funcionamento dos freios. Por isso, ele deve ser verificado com uma certa frequência, a cada 30 dias, por exemplo. A Ibor separou aqui 3 coisas importantes que o caminhoneiro deve observar:
Assim como os demais fluidos do seu pesado, é normal que o seu nível baixe ao longo do tempo. Mas atenção: mediante a essa situação, NÃO COMPLETE. Ele deverá ser trocado por um NOVO FLUIDO.
Estacione o seu caminhão no plano e aguarde ele esfriar. Quando o reservatório está limpo é mais fácil de visualizar, mas com ele sujo, basta chacoalhar o reservatório para observar isso.
Pelo fato de o reservatório conter uma abertura que possibilita a entrada de ar, a entrada de água se torna inevitável. Porém, o seu excesso compromete a eficácia do funcionamento do fluido. Por isso, ao notar essa presença maior de água, substitua por um novo fluido de freio.
Ah, importante destacar aqui que nunca se deve cobrir ou fechar a entrada de ar para evitar a formação de água – ela é fundamental para que todo o sistema de frenagem funcione.
A cor do fluido costuma variar de acordo com o fabricante, podendo ser transparente, amarelo, vermelho ou azul/verde. Por isso, procure se informar para que, na hora da verificação, você saiba identificar alguma alteração nessa coloração do fluido.
Importante ressaltar também que existe um prazo de validade do fluido de freio, que varia conforme a marca, mas geralmente considera-se no máximo dois anos ou uma certa quilometragem rodada. Por isso, fique atento e procure uma oficina especializada para fazer a troca do fluido de freio.
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