O clima quente já chegou com tudo e quem passa o dia inteiro rodando dentro de um caminhão sabe que encarar a estrada com sol não é moleza não. Além do calor e do cansaço, o motorista ainda precisa saber enfrentar outro adversário que bate com força, principalmente no seu lado esquerdo: as queimaduras do sol.
Como cuidar disso todo mundo já sabe, mas na prática deixam de lado, e só após anos, ou até décadas de estradas, vão sentir na pele de verdade, o efeito do sol. No post de hoje vamos reforçar sobre a importância do uso do filtro solar na rotina do caminhoneiro. Fique ligado!
A grande maioria dos homens podem achar esse história de passar creme na pele frescura, mas isso é uma coisa muito séria e que envolve a sua saúde. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – Inca, o câncer de pele é o principal tipo que mais atinge brasileiros, com incidência maior em homens, por serem mais resistentes ao uso de cremes. O simples hábito de aplicar o filtro solar corretamente já previne a doença. Para os motoristas que ficam muito expostos ao longo de anos, é fundamental ter esse cuidado.
Profissionais da saúde recomendam aplicar uma quantidade que corresponda a 1 colherzinha de chá de filtro solar no rosto e no pescoço, espalhando-o bem pela área. Lembrando sempre de passar nas orelhas, mãos e braços também, ok?
A gente não deve usar o filtro solar só no verão, ou quando vai à praia ou à piscina não.
O ideal é criar o hábito de aplicar o produto de 2 a 3 vezes ao dia, (fator 30 para cima, viu?) começando já antes de sair de casa. Com o passar do tempo, isso já fica automático, assim como você bebe água e escova os dentes. Vale à pena o esforcinho.
Todo mundo! Homens e mulheres de todas as raças e idades. Quem tem a pele clara deve ter ainda mais cuidado, pois é o tipo mais agredido pelo sol em pouco tempo de exposição. Nesses casos, vale até optar por um bloqueador solar que protege melhor as peles mais sensíveis.
Além de evitar queimaduras e manchas na pele, o filtro solar auxilia na prevenção do envelhecimento precoce – o excesso de sol provoca rugas e marcas de expressões mais acentuadas no rosto. Dependendo do grau de exposição, a pessoa corre o sério risco ainda de ter um câncer de pele.
Deu para perceber que esse papo de filtro solar que sempre falam por aí é coisa séria mesmo, né? Nunca é tarde para começar a se cuidar, mesmo quem é velho de guerra nas estradas e já se “acostumou” com o braço vermelho de sol e as manchas, também precisa se proteger. Nestes casos, então, é fundamental ficar atento ao surgimento dessas manchas, ou mesmo pintas, e ir ao dermatologista para verificar isso, ok?
Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛