Quem é caminhoneiro, com o tempo, acaba se tornando mais safo na vida. Coisa que só mesmo vivendo na estrada, no dia a dia, para aprender na marra.
Por mais que tomemos todas as precauções, os imprevistos acontecem. E é nessas horas que a gente precisa ficar mais esperto para resolver os problemas, ainda mais se tem algo a ver com a mecânica do seu caminhão. Ter uma noção básica de como ele funciona por dentro pode te salvar de uns apertos por aí.
Sendo assim, nós, da Ibor, separamos aqui para você algumas dicas de manutenção que todo caminhoneiro deve saber! Veja só:
É comum o motorista notar uma falha no sistema de lubrificação da mecânica por meio de ruídos estranhos, superaquecimento, falha na partida, aumento no consumo de combustível… Por isso, você deve ficar de olho nas condições que o óleo se encontra para evitar esses problemas e lembrar de trocar o óleo após atingida a quilometragem indicada na embalagem do produto, viu?
Com a vareta, você observa:
Um dos indicativos de que o seu pesado possa estar precisando de uma revisão é quando você percebe alguns ruídos e vibrações enquanto dirige. Certamente é normal que um caminhão faça barulho, mas em condições normais, ele deve apresentar o mínimo de ruídos e vibrações.
Esses sinais podem apontar algum tipo de defeito ou o início de um problema, por isso, fique atento!
Você já vem rodando direto com o caminhão há vários dias? Vale dar aquela conferida nos pneus de vez em quando, mesmo na estrada, pois eles podem reduzir a eficiência do caminhão na pista se estiverem bem desgastados. E aí vem um problema atrás do outro:
– Menor aderência no asfalto, dificultando manobras e o controle em curvas;
– Maiores chances de acidentes;
– Aumento do consumo de combustível.
Uma dica importante é observar o TWI, aquela pequena elevação presente no pneu que serve como indicador básico das condições de desgaste da peça.
Antes de dar partida, procure saber se todas as revisões do veículo estão em dia, qual foi a última vez que ele passou pelo mecânico e quando será a próxima. Confira também todos os prazos e a quilometragem para ter certeza de que está tudo nos conformes.
Nada melhor do que prevenir e evitar de passar perrengues estrada afora, né?
Agora que você já está esperto, marque aqui o seu parceiro de pista para ele não passar aperto no meio do caminho. Acima de tudo, isso vale para preservar a sua segurança. Se cada um fizer a sua parte, os riscos são menores! 😉
Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛