Depois de rodar anos na estrada, o caminhoneiro velho de guerra já sente quando algo está errado na direção do seu veículo só pelo modo de uma trepidação ou um ruído diferente. E se tem algo que manda recado para o motorista, são os pneus. Antes mesmo de parar para olhar, você já sabe se ele furou, está desalinhado ou até mesmo careca.
Quem vive na pista, precisa sempre ficar de olho nas condições dos pneus para garantir a sua segurança no dia a dia. Por mais resistentes que sejam, o desgaste é grande ao longo do tempo, e nossas rodovias também não colaboram muito. Então, a Ibor separou aqui alguns cuidados básicos com os pneus para você se lembrar e fazer uma viagem sempre tranquila. Veja só!
Pode parecer algo tão banal, mas a calibragem dos pneus impacta em diversos outros aspectos do caminhão, além do bolso, viu? Se o pneu roda com a pressão abaixo do ideal, ele sofre um desgaste muito maior, forçando mais o veículo, aquecendo mais as peças e aumentando assim o consumo de combustível. Além de tudo isso, ainda compromete a estabilidade do veículo, especialmente nas curvas.
Já se a pressão está muito acima do recomendado, corre o risco de romper a banda de rodagem do pneu durante a viagem, podendo causar acidentes. Por isso, fique atento às indicações corretas do seu pneu e mantenha o hábito de conferir a calibragem a cada semana ou quinzenalmente (com o veículo frio). E importante: não se esqueça de calibrar também o estepe. Mesmo parado, ele pode esvaziar sozinho.
Normalmente, espera-se que um pneu de qualidade rode em torno de 60 mil km e 80 mil km, porém há inúmeras variantes que possam te fazer trocar a peça antes de atingir essa quilometragem. Um indicador básico é quando as letras TWI (Tread Wear Indicador) estiverem na mesma altura de banda da rodagem, ou seja, abaixo de 1,66 mm. Esse é um sinal de que o pneu deve ser trocado.
Além disso, vale ficar sempre atento ao surgimento de cortes, inchaços ou bolhas, lembrando que os pneus de carga podem ser recapados até duas vezes. Porém, o serviço precisa ser feito seguindo as recomendações do INMETRO, ok? Procure um borracheiro de confiança para fazer isso e garantir a sua segurança.
Após a troca de pneus, ou a cada 10 mil km rodados, recomenda-se fazer balanceamento e alinhamento, de forma preventiva. Porém, a qualquer sinal de vibração irregular sentida no volante, ou notar que o caminhão está “puxando” mais para um lado, procure um mecânico.
Esses dois procedimentos são fundamentais para garantir a vida útil dos pneus e a sua segurança na estrada, pois as rodas perdem a tração naturalmente com o tempo, diminuindo assim a estabilidade de toda a estrutura. Certamente, é uma forma de evitar o desgaste das peças mecânicas, e também o prejuízo financeiro que isso poderia trazer para o seu bolso.
Você sabia que é possível aumentar a vida útil dos pneus em até 20% fazendo o rodízio de forma periódica em seu veículo? Pois é, na pressa, muitos motoristas sempre deixam para depois e não sabem o que perdem.
O rodízio das rodas também é fundamental para assegurar mais estabilidade no veículo, principalmente no momento de frear ou em curvas. Fique atento então à quilometragem ideal para você criar o hábito de fazer essa manutenção:
– Pneus diagonais de passeio: a cada 5 mil km
– Pneus radiais de passeio:a cada 8 mil km
Provavelmente você já sabe tudo isso, porém vale sempre reforçar esses cuidados para prevenir imprevistos pelo caminho. O caminhão acaba se tornando uma extensão do motorista, portanto, cada sinal percebido, não o ignore. Marque aqui aquele seu parceiro de estrada para que ele fique atento também quanto aos pneus.
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