Encarar desafios nunca foi um problema para quem vive nas estradas. Para quem ama dirigir então, tira de letra qualquer pista que surge pela frente. A maioria de nossas rodovias são bem precárias e, por isso, a gente precisa sempre ter mais cuidado quando viaja. Porém, quando se trata de estrada de terra, deve-se ter ainda mais atenção, mesmo se você já estiver acostumado, o impacto para o caminhão é maior, assim como os riscos.
Para que você siga a sua viagem em chão de terra bem tranquilo e sem imprevistos, fique atento às dicas que a Ibor separou abaixo!
Nunca é uma boa ideia dirigir com velocidade alta em uma pista de terra, pressa aí é uma coisa que não existe. Muitas vezes, essas estradas são mais estreitas ou, senão, de mão única, o que já exige que o motorista dirija mais devagar. Além disso, o pneu tem baixa aderência com a terra o que aumenta as chances de derrapagens ou perda do controle de direção.
O seu pneu precisa estar bem estável e em boas condições para suportar o tranco de uma viagem no chão de terra. Talvez essa seja a prova real de que os pneus estão bons mesmo, principalmente se estiverem calibrados corretamente. É um detalhe que muitas vezes passa batido, mas faz toda a diferença nessas horas. Importante lembrar ainda que, após a viagem, deve-se conferir novamente as condições dos pneus, viu?
Onde tem terra, tem pedra! Então se prepare para tentar desviar o seu pesado delas. Muitas são inevitáveis, mas outras, vale o esforço para evitar que, além dos pneus, alguma outra peça seja danificada.
Esse, provavelmente, é um dos grandes pesadelos de todo caminhoneiro: atolar na lama. Os riscos são altos, por isso, se choveu antes ou começar a chover, muita calma nessa hora! É possível que haja um buraco ou alguma pedra ali por baixo que pode danificar o pneu, fora os riscos de derrapar. Mantenha a calma e seja cuidadoso!
Qualquer manobra mais brusca pode ser como um sopro para o seu caminhão numa estrada de terra. Ainda mais considerando todo o seu peso, o momento de curvas e descidas exige um certo controle das marchas e do freio para evitar que o veículo derrape ou tombe. E, claro: mantenha a velocidade baixa!
Manter uma direção segura na pista de terra é tentar achar um equilíbrio a todo o instante. E o freio nessas horas é fundamental, porém, você deve acioná-lo com cuidado e leveza. O atrito do pneu com a terra já é menor, se fizer algum movimento radical, o risco de derrapagem será alto.
Todos os dias as estradas ensinam algo novo e importante para a gente. E, por mais que ouvimos histórias e conselhos, só mesmo praticando para aprender.
Nada melhor do que buscar sempre olhar o lado bom das coisas. Vai encarar uma estrada de chão batido hoje? Já dá o play naquele modão sertanejo bem raiz que a gente gosta pouco e curta a viagem com calma, sem pressa, apreciando a paisagem!
Marque aqui aquele parceiro que adora desbravar o interior e viver de aventuras!
Ibor Transporte | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛