Quando foi a última vez que você fez um teste de visão?
Nós que trabalhamos na estrada, precisamos checar regularmente nossa visão! 🛣 Ela é a chave para a nossa segurança e de outras pessoas.
Fique atento aos principais sinais que nosso corpo apresenta que podem indicar problemas na visão:
👉 Cansaço visual;
👉 Dores de cabeça;
👉 Visão embaçada ou desfocada.
E aí, vamos dar uma olhada nos olhos?
Ibor Transportes | Juntos, construímos novos caminhos para o futuro! 🚛
O que tem a ver alimentação e direção? TUDO!
Sabemos que dependendo da viagem é mais difícil achar algum lugar para se alimentar, mas necessário ficar de olho na própria alimentação.
Passar um tempo sem se alimentar pode abaixar sua pressão, causar sonolência e até mesmo tirar a sua atenção.
Por isso, busque sempre fazer de maneira consciente as três refeições do dia, café da manhã, almoço e janta, e tenha sempre uma alternativa na boleia como biscoitos, barrinhas de cereal e suco.
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Antes de pegar a estrada, é bom conferir se toda a sua documentação está com você. Além dos documentos obrigatórios como a CNH em dia e na modalidade de veículo/carga, outros documentos como a carteira de trabalho (caso seja empregado) ou o contrato de trabalho são bem-vindos na boleia.
Além deles, outros documentos também são muito importantes. Confira:
👉 PARA O CAMINHÃO:
⚠️ Ao menos o CRLV atualizado, nunca trafegar com comprovantes de renovação/pagamento, pois não são documentos válidos;
⚠️ Tacógrafo regularizado: para quem trafega com peso bruto superior a 4.536 quilos ele é obrigatório e precisa estar em dia.
👉 PARA A CARGA:
⚠️ DAMDFe: o Documento Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, quando fornecido pelo contratante, contém todas as informações da sua carga assinadas digitalmente e válidas em todo o território nacional. Se o contratante oferecer, aceite.
⚠️ DACTe: já o Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico tem função parecida, mudando apenas a modalidade das empresas que podem emiti-lo. Mais uma vez, se oferecido pelo contratante do frete, aceite.
⚠️ Contrato de Transporte: o contrato de transporte é o modelo mais simples e depende da autenticação por assinatura, por isso começa a ser substituído pelo DAMDFe e DACTe. Além disso, ele não vale nada se não acompanhada da NF.
Aí vão algumas dicas de como aumentar a vida útil dos pneus, reduzindo o custo por quilômetro, sem comprometer a qualidade do equipamento.
⚠️ ALINHAMENTO E RODÍZIO
Realize o alinhamento, o balanceamento e o rodízio a cada 10 mil km.
⚠️ CALIBRAGEM
Manter o controle sistemático da pressão de ar (calibragem) a cada 14 dias é um dos pontos mais importantes da manutenção preventiva dos pneus.
⚠️ DIREÇÃO DEFENSIVA
Um modo de direção com arrancadas, frenagens e manobras suaves pode garantir maior vida útil dos pneus.
⚠️ LIMITE DE PESO
A utilização de pneus com excesso de carga ou baixa pressão de ar, faz com que a sua estrutura trabalhe sobrecarregada, ocasionando danos irreparáveis e, consequentemente, diminuindo a sua vida útil.15
Já pensou nisso?
Planejar sua viagem pode trazer uma série de benefícios, tanto para você quanto para o caminhão.
Você consegue economizar em combustível e pedágios, e também evita a depreciação do veículo.
Além disso, você tem mais segurança, viagens mais rápidas e menos cansativas.
Que tal começar a planejar sua próxima viagem?
Pegar a estrada exige cuidado diário, mas em épocas como a de carnaval, é melhor redobrar a atenção!
Com as estradas cheias, todo cuidado é pouco. Por isso, certifique-se de descansar antes de viajar.
E no caminho, claro, respeite os limites de velocidade e obedeça a sinalização.
Bom carnaval a todos!
Dezembro chegou e, com ele, um aumento significativo no movimento pelas estradas do país. Por isso, os motoristas devem ter ATENÇÃO REDOBRADA e MUITA PACIÊNCIA.
– Use o GPS para pesquisar rotas alternativas. Nem sempre o caminho mais curto é o mais rápido. Às vezes, um caminho mais longo pode representar menor fluxo de veículos e, consequentemente, maior ganho de tempo.
– Na hora de pegar a estrada, opte pelos horários de menor movimento: madrugadas e manhãs (bem cedinho) são ótimas opções para fugir do engarrafamento.
– Se o engarrafamento for inevitável, RELAXE! Aproveite a parada do fluxo para fazer um lanchinho no caminhão! Opte por barras de cereais e frutas. Ou então, chocolates e salgadinhos para os menos fitness.
Infelizmente, as rodovias nacionais e estaduais não se destacam pelo bom estado de conservação e, com isso, são os condutores que precisam se precaver para evitarem acidentes. No caso dos caminhões, esses cuidados precisam ser redobrados, pois qualquer tipo de ocorrência com veículos deste porte sempre será mais grave e potencialmente fatal.
Além de desgastar mais o equipamento, o excesso de carga prejudica o funcionamento dos freios e a estabilidade do caminhão, o que o torna mais suscetível a causar acidentes. Confira a carga máxima permitida no seu veículo e qual é a forma mais indicada de carregamento dos produtos.
O farol de qualquer veículo é projetado para iluminar o maior espaço possível da faixa de asfalto. Mas, caso o motorista precise enxergar mais à frente, para identificar uma placa ou a entrada de algum trevo, ele pode utilizar o farol alto.
O problema deste equipamento é que direciona o facho de luz para um nível acima do farol baixo. Com isso, ele ofusca a visão de motoristas que estiverem a frente do caminhão ou no sentido oposto.
O farol alto só deve ser usado em situações nas quais isso não ocorra. Para isso, o motorista deve se certificar de que está a uma distância segura dos outros veículos ou então sozinho na estrada.
Ultrapassar em local proibido é uma das atitudes que mais gera acidentes graves nas estradas. No caso dos caminhões, a atenção nas ultrapassagens precisa ser redobrada, já que se trata de um veículo que carrega muito peso e tem menos agilidade do que um carro de passeio.
Emendar entregas umas nas outras e virar a noite dirigindo costuma ser um hábito comum entre alguns motoristas. No entanto, trata-se de uma prática extremamente nociva. Faça paradas para descansar em viagens muito longas e evite medicamentos que retardam o sono.
A pista molhada costuma ser traiçoeira e gera muitos acidentes. Por isso, se começar a chover, reduza drasticamente a velocidade e muita atenção à estrada e aos outros carros. Em velocidade menor, é muito mais fácil corrigir derrapagens e aquaplanagens.
Você sabia que manutenção e limpeza são essenciais para a durabilidade de sua lona? Pois é, por isso fique atento a algumas situações:
– Quando for amarrar, não use ganchos e ferramentas para puxar as argolas. Evite também forçar a lona em quinas e cantos pontiagudos.
– Evite guardar a lona suja ou molhada.
– Na hora de lavar, utilize sempre água e sabão neutro. Infelizmente, escovas e produtos químicos podem danificar a lona.