Mesmo mantendo a revisão em dia, quem vive na pista sabe que imprevistos acontecem e, nessas horas, saber identificar o problema é o primeiro passo para começar a resolvê-lo.
E um exemplo bem clássico é a pane elétrica. O seu pesado já não responde mais, não acende o farol, nem o rádio liga. É o famoso deu ruim, daqueles que acontece do nada, inclusive enquanto você dirige. Nessas horas, mantenha a calma, ligue o pisca alerta e tente levar o caminhão para o acostamento ou para a pista da direita.
Antes de te mostrar as possíveis causas desse problema, nós vamos te explicar melhor o que é essa pane.
Basicamente é quando a bateria do caminhão descarrega. Isso acontece porque os equipamentos elétricos começam a gastar mais energia do que a fornecida pelo motor.
Um alerta importante nos dias de hoje é quanto à instalação de acessórios extras ao veículo, como os rastreadores. Pois a bateria é fabricada para fornecer e suportar uma quantidade de energia para os seus componentes originais, mediante a alguma sobrecarga, ela pode ser comprometida ao longo do tempo.
Diante de uma pane elétrica, muito provavelmente, você vai precisar pedir ajuda para recarregar a bateria ou então ser rebocado. A Ibor listou aqui as principais causas de pane elétrica para você ficar atento e evitar passar por um perrengue desses.
Uma pecinha pequena e barata que protege o sistema elétrico. Vale à pena levar sempre um estojinho reserva na boleia de fusíveis para te salvar de uma situação dessas.
Além de uma pane elétrica, um simples fusível pode fazer o seu pesado pegar fogo. Fique atento!
É normal que a bobina aqueça até determinada temperatura por causa da corrente elétrica. Porém, a sobrecarga pode causar pane total. Nessas horas, desligar o caminhão e aguardar a bobina resfriar, pelo menos 10 minutos, pode resolver o problema até que você consiga ir ao mecânico, de fato.
São os responsáveis por alimentar o sistema elétrico do veículo. Se eles falham, ocorre a pane, por isso é necessário mandar a revisão sempre em dia para garantir que não haja nenhum erro de conexão, mau contato, ou mesmo um curto circuito.
Pelo fato da correia do alternador ser feita de borracha, ela pode ressecar ou mesmo romper, ao longo do tempo. Consequentemente, o alternador para de gerar energia para a bateria, causando pane.
Isso é fácil de verificar, olhando apenas no painel de controle do veículo. Se o motor funciona enquanto a luz de sinalização está acesa, o problema não é a injeção, mas se o motor apaga e a luz permanece, o sistema elétrico do caminhão está com problemas. Nesse caso, não é recomendável tentar resolver isso sozinho, é melhor procurar um mecânico de confiança.
Curiosamente, a pena elétrica ocorre muito mais devido ao mau uso do caminhão do que pela falta de manutenção. Por isso, busque se informar sobre o funcionamento do seu pesado e fique atento aos seus sinais. A sua segurança vem sempre em primeiro lugar.
Compartilhe esse post com seus colegas de estrada e evite ficar a pé no caminho por causa de pane elétrica.
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Sabe quando alguém te envia uma fake news, mas você nem imagina que aquela notícia é falsa, mas acaba acreditando e ainda compartilha com outras pessoas? Pois é, em nosso universo caminhoneiro isso também existe e, por isso, a gente precisa saber quais fontes são confiáveis para então nos informar direito.
Um tema que rende muito pano para manga é sobre a troca de óleo do motor. Cada um diz uma coisa que pode, não pode, e a gente fica mesmo perdido. Mas para que você não caia em fake news, a Ibor separou aqui alguns MITOS sobre esse assunto. Veja só!
O filtro é descartável, mas não necessariamente você precisa trocá-lo sempre que troca o óleo. Alguns mecânicos recomendam usar um filtro novo a cada duas trocas de óleo, mas vale conferir as indicações do fabricante do caminhão.
Quem dirige muito em estrada de terra deve ficar mais atento, pois o acúmulo de sujeira pode ser maior em um curto período de tempo.
Cada tipo de óleo é diferente sim e eles não devem ser misturados. Suas composições não são iguais e por isso devem obedecer indicações específicas para não danificar o motor.
O óleo mineral vem do petróleo e, por isso, contém impurezas. É mais usado em carros antigos. Já o sintético é feito em laboratório, com bases sintéticas e aditivos, não apresentando, portanto, impurezas. É um tipo de óleo mais moderno, de maior durabilidade, mais caro do que o mineral.
Se você tem alguma dúvida sobre o óleo indicado para o seu veículo, consulte o fabricante antes ou um mecânico de confiança para orientá-lo, viu?
Isso pode parecer um pouco óbvio para alguns, mas há quem suspeite da qualidade do óleo ao observá-lo sair mais escuro durante a sua troca.
Isso é bem normal, é uma prova de que ele cumpriu bem a função de limpar o motor. Não caia em papo furado por aí de quem só quer te vender um produto mais caro.
É o contrário, amigo: o óleo deve ser trocado com o motor aquecido, pois assim ele fica numa condição menos viscosa, ou seja, mais líquido, escorrendo com mais facilidade e facilitando a troca. Porém, caso queira apenas verificar o nível de óleo, aí sim, você deve aguardar um pouco o motor esfriar, pois no calor o óleo dilata.
Essa é uma orientação passada por alguns fabricantes, porém não é regra geral. Esse número, na verdade, pode variar bem de uma versão para outra de caminhão. Há outras variantes, como o fluxo de viagens que o veículo faz, as condições das estradas (asfalto, terra)…Faça essas considerações com o mecânico para você ter uma noção desse prazo da troca de óleo.
Agora que você já viu que nem tudo o que se ouve por aí é verdade mesmo, já pode filtrar melhor os palpites sobre caminhão que chegam até você.
Muitas informações são resquícios de uma geração passada, em que os tempos e os caminhões eram outros, e diferentes. Com a evolução da mecânica dos veículos, assim como dos óleos, várias informações que antes eram válidas, hoje já não fazem mais sentido. Por isso, fique sempre atento!
Compartilhe esse post com os seus colegas de estrada para que eles não caiam também em fake news! 😉
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Quem vive na estrada já há algum tempo já deve ter notado como que cada motorista tem suas individualidades. Algumas, porém, chegam a ser tão comuns em mais de uma pessoa que acabam virando marca registrada da turma.
Seja pelo gosto musical preferido, por seus pensamentos ou personalidade, os caminhoneiros também têm o seu estilo. Para provar, a Ibor separou abaixo alguns exemplos que muito provavelmente você irá se identificar. Vamos ver?
O motorista tradicional, estradeiro mesmo, que dirige sem frescuras. Geralmente, o mais experiente da turma, cheio de histórias para contar e ensinamentos que aprendeu com a vida na estrada. Por conta disso, tem uma autoconfiança de quem sabe o que está fazendo e é cuidadoso com as informações que leva.
O apaixonado pela vida nas estradas. Mesmo quando a saudade bate forte no coração, ele curte aquela sofrência que já faz parte do seu caminho. Não é à toa que adora um modão de viola, principalmente quando roda pelo interior. Cheio de estilo, o caminhoneiro sertanejo é daqueles que vive arrumando uns apetrechos para levar consigo dentro da boleia.
Esse é o “caminhoneiro Nutella” que vive conectado a tudo que envolve tecnologia. Tem todos os aplicativos possíveis no celular para estar sempre bem informado e em contato com quem está longe. É daqueles que adora mostrar seus aparatos tecnológicos e falar sobre como funcionam.
Uma figura cheia de estilo e que ama viver nas estradas sempre bem acompanhado de uma trilha sonora da pesada. Tem um jeitão mais sério, ou talvez mal encarado, mas é só na impressão mesmo, porque no fundo ele é aquela pessoa que tem um coração gigante e por isso, vive rodeado de amigos. Faça chuva ou faça sol, o seu negócio é seguir em frente fazendo a sua parte garantindo a segurança de todos.
E aí, se identificou com alguma coisa que citamos acima?
Seja qual for o estilo, todos compartilham de uma mesma paixão: a vida nas estradas. Além do respeito, é claro, por essa profissão que se mistura com o seu jeito de ser e viver.
Marque nos comentários abaixo os seus colegas de estrada que coincidentemente talvez se assemelham a um desses perfis de caminhoneiro. 😂
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As leis de trânsito foram feitas para garantir a segurança de todos nós, motoristas e pedestres. Ao desobedecê-las, você assume um grave risco não só de levar uma multa, mas também de provocar acidentes. Seja por ignorância, falta de atenção, ou mesmo descaso, muitas pessoas ainda insistem em desrespeitar as leis.
Não basta saber as teorias, é preciso colocar em prática aqueles ensinamentos que todo motorista recebe antes de dirigir qualquer tipo de veículo. Para que você não dê bobeira, a Ibor separou aqui 5 motivos bem corriqueiros que podem te causar uma multa. Veja só!
Pode parecer algo bem óbvio, mas o óbvio também precisa ser lembrado. Alguns têm o mau hábito de entrar no caminhão e, na pressa, já dá partida sem o cinto. Uma situação banal dessas pode te custar uma multa grave de R$195,23, além de cinco pontos na carteira.
Passados 30 dias da data do vencimento da sua habilitação, o motorista já não tem mais permissão para dirigir. Em abril deste ano, a carteira nacional de habilitação sofreu uma alteração quanto à sua validade:
Fique sempre atento ao prazo de validade de seus documentos para não correr o risco de levar uma multa assim à toa.
Quem é flagrado viajando com o pneu careca na estrada pode levar uma multa grave na carteira. Dos males o menor, pois isso pode comprometer a sua segurança ao tentar frear ou fazer alguma manobra e não conseguir fazê-los a tempo. Por isso, não fica adiando a troca dos pneus, essa conta pode vir mais cara depois.
Isso é mais comum para veículos de passeio, principalmente em centros urbanos onde é difícil achar uma vaga, mas o alerta também é válido para caminhoneiros. Seja para carga ou descarga ou ainda para tirar um cochilo, nunca pare em local proibido. Procure se informar e planeje onde você irá estacionar quando chegar ao seu destino ou em uma parada. Vale lembrar que, no caso de uma emergência, ao parar em um acostamento, você deve sempre colocar o triângulo de sinalização a cerca de 30 passos largos da traseira do seu veículo.
Um vício da nossa atualidade que, ao mesmo tempo nos ajuda de diversas maneiras na estrada, também é um perigo para a nossa vida. Não é à toa que usar o celular enquanto dirige é uma infração gravíssima. Seja para trocar de música, assistir um vídeo, mandar uma mensagem ou fazer uma foto, um segundo de distração é o suficiente para que você provoque um grave acidente. Então, não se arrisque!
E aí, viu como pequenas coisas que às vezes você não dá muita atenção (mesmo sabendo que está errado) podem te causar uma multa ou colocar a sua segurança em risco?
Siga respeitando as leis de trânsito para garantir uma viagem mais tranquila. Já marque compartilhe esse post com os seus colegas para que eles também não deem bobeira!
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A gente sabe muitas teorias de tudo quando vira caminhoneiro, mas só mesmo a prática para nos ensinar de verdade sobre a vida na estrada. É cada situação imprevisível que só enfrentando para saber lidar. Quem nunca se deparou com uma pista molhada e perdeu total controle do pesado por conta de uma aquaplanagem?
Esse é um fenômeno comum de acontecer quando a pista está molhada e o veículo em alta velocidade. Ao formar um lençol d’água, o pneu perde aderência ao solo e parece que você está flutuando na água, e não consegue mais controlar o caminhão. Pode parecer loucura, mas acontece e é possível sair dessa com segurança.
Para saber o que fazer nessas horas, a Ibor separou aqui algumas dicas básicas para você. Veja só!
Não adianta desesperar. Você precisa ter calma para raciocinar e não agir por impulso.
Qualquer movimento brusco nessas horas pode fazer você patinar e derrapar na pista. Por isso, comece a aliviar o acelerador para diminuir a velocidade naturalmente.
Se o veículo tiver freios ABS, você pode frear, caso contrário, evite pisar no freio. Para evitar uma colisão, pise bem levemente, de forma que não trave as rodas e você não rode na pista.
Neste primeiro momento, siga em frente e evite fazer manobras neste momento, tentando deixar os pneus sempre retos. No caso de curvas, tenha o máximo de cautela e mantenha o volante voltado para a direção da curva. Não vire mais e espere que o caminho se complete para mexer no volante. Siga desta forma até sentir que recuperou o controle do caminhão.
Após perder velocidade e se sentir mais seguro, comece a movimentar levemente o volante de um lado para o outro. Logo o caminhão irá sair do lençol d ‘ água, os pneus voltarão ao solo e você voltará a ter controle de tudo.
Para que você não passe por uma situação dessas e várias outras que possam te colocar em risco ao dirigir na chuva ou em pista molhada, pratique a direção defensiva. Isso significa:
Agora que você já sabe de tudo isso, não precisa mais se apavorar quando começar a chover ou se deparar com uma poça d’água gigante. Mantenha a calma e faça a sua parte!
Compartilhe este conteúdo com seus colegas de pista também para que eles saibam o que fazer quando aquaplanar!
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O transporte rodoviário é responsável pela distribuição de quase 60% dos mais diversos tipos de cargas em nosso país. Graças aos milhares de caminhoneiros que rodam por todos os cantos, mesmo durante a pandemia, nossos mercados, hospitais, farmácias e todo o comércio se mantêm abastecidos.
Para realizar tal missão, esses motoristas devem estar atentos à sua segurança não só enquanto dirigem, mas também nos serviços de carga e descarga, além das inspeções. É por isso que, em determinadas situações, o caminhoneiro precisa utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Nós, da Ibor, listamos aqui para vocês os principais acessórios que você deve sempre usar quando for exposto a algum risco. Veja só!
Super importante e provavelmente um dos equipamentos mais comuns, as luvas devem ser utilizadas para manusear cargas perigosas ou que possam queimar, cortar suas mãos, e ainda para apertar as cintas.
Embora alguns achem besteira proteger os ouvidos porque não sentem o incômodo na hora, mas a longo prazo podem ter sérios problemas. O protetor auricular deve ser utilizado em locais com muitos ruídos, vento ou demais circunstâncias que possam prejudicar sua audição. Lembrando que o motorista não deve usá-lo enquanto dirige, ok?
Acessório importante para quem trabalha à noite, tanto dentro do caminhão quanto fora – seja por motivo de pane, descarga ou pausa. Conforme o nome já sugere, o colete luminoso reflete a luz dos faróis, evitando assim atropelamentos e outros acidentes.
Protege a sua cabeça contra a queda de objetos em locais com riscos de algo despencar sobre você. Vale a pena ter um com você na boleia para utilizar em operações de carga e descarga que envolvem grande movimentação de objetos.
E aí, qual EPI que você costuma usar mais no seu dia a dia? Vale destacar que a utilização desses equipamentos não é orientação, é lei. Por isso, fique atento às condições do seu local de trabalho e proteja-se sempre!
Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com o seu parceiro de estrada também, viu?
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Depois de rodar anos na estrada, o caminhoneiro velho de guerra já sente quando algo está errado na direção do seu veículo só pelo modo de uma trepidação ou um ruído diferente. E se tem algo que manda recado para o motorista, são os pneus. Antes mesmo de parar para olhar, você já sabe se ele furou, está desalinhado ou até mesmo careca.
Quem vive na pista, precisa sempre ficar de olho nas condições dos pneus para garantir a sua segurança no dia a dia. Por mais resistentes que sejam, o desgaste é grande ao longo do tempo, e nossas rodovias também não colaboram muito. Então, a Ibor separou aqui alguns cuidados básicos com os pneus para você se lembrar e fazer uma viagem sempre tranquila. Veja só!
Pode parecer algo tão banal, mas a calibragem dos pneus impacta em diversos outros aspectos do caminhão, além do bolso, viu? Se o pneu roda com a pressão abaixo do ideal, ele sofre um desgaste muito maior, forçando mais o veículo, aquecendo mais as peças e aumentando assim o consumo de combustível. Além de tudo isso, ainda compromete a estabilidade do veículo, especialmente nas curvas.
Já se a pressão está muito acima do recomendado, corre o risco de romper a banda de rodagem do pneu durante a viagem, podendo causar acidentes. Por isso, fique atento às indicações corretas do seu pneu e mantenha o hábito de conferir a calibragem a cada semana ou quinzenalmente (com o veículo frio). E importante: não se esqueça de calibrar também o estepe. Mesmo parado, ele pode esvaziar sozinho.
Normalmente, espera-se que um pneu de qualidade rode em torno de 60 mil km e 80 mil km, porém há inúmeras variantes que possam te fazer trocar a peça antes de atingir essa quilometragem. Um indicador básico é quando as letras TWI (Tread Wear Indicador) estiverem na mesma altura de banda da rodagem, ou seja, abaixo de 1,66 mm. Esse é um sinal de que o pneu deve ser trocado.
Além disso, vale ficar sempre atento ao surgimento de cortes, inchaços ou bolhas, lembrando que os pneus de carga podem ser recapados até duas vezes. Porém, o serviço precisa ser feito seguindo as recomendações do INMETRO, ok? Procure um borracheiro de confiança para fazer isso e garantir a sua segurança.
Após a troca de pneus, ou a cada 10 mil km rodados, recomenda-se fazer balanceamento e alinhamento, de forma preventiva. Porém, a qualquer sinal de vibração irregular sentida no volante, ou notar que o caminhão está “puxando” mais para um lado, procure um mecânico.
Esses dois procedimentos são fundamentais para garantir a vida útil dos pneus e a sua segurança na estrada, pois as rodas perdem a tração naturalmente com o tempo, diminuindo assim a estabilidade de toda a estrutura. Certamente, é uma forma de evitar o desgaste das peças mecânicas, e também o prejuízo financeiro que isso poderia trazer para o seu bolso.
Você sabia que é possível aumentar a vida útil dos pneus em até 20% fazendo o rodízio de forma periódica em seu veículo? Pois é, na pressa, muitos motoristas sempre deixam para depois e não sabem o que perdem.
O rodízio das rodas também é fundamental para assegurar mais estabilidade no veículo, principalmente no momento de frear ou em curvas. Fique atento então à quilometragem ideal para você criar o hábito de fazer essa manutenção:
– Pneus diagonais de passeio: a cada 5 mil km
– Pneus radiais de passeio:a cada 8 mil km
Provavelmente você já sabe tudo isso, porém vale sempre reforçar esses cuidados para prevenir imprevistos pelo caminho. O caminhão acaba se tornando uma extensão do motorista, portanto, cada sinal percebido, não o ignore. Marque aqui aquele seu parceiro de estrada para que ele fique atento também quanto aos pneus.
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Certamente, a maioria dos caminhoneiros já passaram por um aperto desses pelo menos uma vez na vida. Mesmo que você tome os cuidados básicos antes de dirigir, imprevistos acontecem, e no meio do caminho, quando você menos espera, percebe a luzinha vermelha acesa no painel indicando que o motor superaqueceu.
Esse é um tipo de problema simples de resolver, porém muito sério se for ignorado. Diversos fatores podem contribuir para isso, como falta de água, óleo velho ou abaixo do nível. O motorista deve estar sempre atento aos sinais que o pesado possa apresentar. Antes de te passar algumas dicas sobre o que fazer nessa situação, nós vamos te mostrar como saber se o motor está aquecendo demais.
Um motor a diesel é capaz de suportar temperaturas de até 100ºc, porém quando ele aquece muito, compromete o funcionamento geral do veículo, podendo colocar em risco a sua segurança também. Além do alerta da luz vermelha que aparece no painel, o caminhão dá indícios de que tem alguma coisa estranha acontecendo. Veja só!
1) Perda de desempenho – o motor já não funciona tão bem como em condições normais;
2) Fumaça branca ou vapor saindo do capô;
3)Ruídos anormais podem acusar o superaquecimento ou um problema que possa causá-lo.
Vale destacar ainda que, em veículos com ar condicionado, se o motor aquece muito, o ar começa a sair quente ao invés de frio. Fique ligado nisso também!
Detectado os sinais que mencionamos acima, não precisa ficar nervoso. Apenas siga essas orientações que a Ibor separou para você que no final dá tudo certo.
Não ignore os sinais! Logo que possível, pare num local seguro, (se for no acostamento, utilize triângulo de sinalização), desligue o veículo e saia.
Por cerca de 40 minutos, deixe o motor esfriar. Aproveite o tempo para se comunicar com alguém, se hidratar, comer algo, se alongar, mas não mexa no caminhão.
Passado esse tempo, com o moto já frio, levante a tampa do capô do motor com bastante cuidado para não se queimar com o vapor quente que irá sair.
Muito provavelmente, você irá precisar completar o radiador com mais água para seguir viagem. Nisso, é importante ficar atento e observar se a água está realmente vazando. O problema do superaquecimento às vezes deve ser apenas esse, mas não descarte as outras possibilidades até levar o pesado ao mecânico.
Essas são apenas as principais orientações que o caminhoneiro deve se lembrar ao perceber que o motor aqueceu demais. Seria como os primeiros socorros para que você consiga seguir viagem até o seu destino ou alguma cidade mais próxima, onde então deverá levar o caminhão para uma oficina mecânica.
A sua segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Agora que você já anotou nossas dicas, compartilhe esse post com os seus amigos de estrada para que eles também não corram riscos numa situação dessas e saibam o que fazer.
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Mais um fim de semana prolongado, mas muitos caminhoneiros seguem nas estradas para que não falte nada aí na sua casa. Porém, mesmo com a pandemia, a gente nota aquele movimento mais intenso na pista e, automaticamente, acionamos o alerta para os riscos que aumentam junto.
Por mais que isso faça parte da vida do caminhoneiro, cada viagem é sempre única, portanto, não conte com a sorte e redobre sua atenção. A Ibor separou aqui 5 dicas para evitar acidentes nas estradas, veja só!
Respeite os limites do seu corpo e não viaje cansado. Dirigir com sono é tão grave quanto pegar estrada alcoolizado. Você pode até achar que está bem, que aguenta firme, ou que já está chegando, mas numa piscada, tudo pode mudar. Não arrisque!
É sempre importante levar o caminhão para fazer uma manutenção antes pegar estrada. Principalmente se você costuma dirigir longos percursos. Confira freios, faróis, pneus e toda a mecânica. Seu pesado pode ser grande e forte, mas uma hora ou outra, ele pede arrego também. Então, não dê bobeira.
Veículos pesados devem sempre rodar pela faixa da direita. A única exceção é na hora de fazer ultrapassagens, e em trechos em que existe uma terceira faixa. No mais, siga sua viagem tranquilo e sem pressa.
Enquanto dirige, não mexa no celular! Hoje em dia essa é uma das principais distrações que um motorista pode ter e, por isso, é uma infração gravíssima. Porém, o simples gesto de ligar o rádio, acender um cigarro e fumar, beber água, tirar um casaco, também são formas de tirar o seu foco por instantes. Por isso, tenha muito cuidado!
Durante o dia, é obrigatório circular nas rodovias com os faróis baixos, porém à noite, deve-se tomar cuidado com a luz alta para não ofuscar a visão do motorista que vem na direção contrária. Caso isso aconteça com você, desvie o olhar para baixo e à direita, na faixa branca no chão. E, importante: tenha uma lâmpada reserva para trocar se a atual queimar. Seguir no escuro é perigoso para você e os outros que estão na estrada.
No mais, respeite sempre as leis de trânsito e dirija com segurança. No trajeto de volta, caso você tenha essa escolha, prefira viajar pela manhã cedinho, ou depois das 22h e madrugada afora. Em várias regiões, quem viaja após o almoço, entre 15h e 18h, geralmente tende a encarar mais congestionamentos, ainda mais num domingo. Por isso, fique ligado!
Conte aqui pra gente, o que você faz para manter uma viagem mais tranquila e calma nesses dias mais cheios? Já aproveita e compartilhe esse post com seus parceiros de pista também!
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A boleia é um verdadeiro lar para os caminhoneiros, onde, provavelmente, passam mais tempo da sua vida dentro delas do que na própria casa. Pode parecer um tanto desconfortável, mas com o passar do tempo, esses motoristas formam um verdadeiro ninho ali.
Nas horas de descanso, nada como uma sombra fresquinha para estacionar o pesado e dar aquela relaxada dentro da cabine mesmo. Certamente que existem cabines super equipadas, ultra modernas, com cama, frigobar e tudo mais, no entanto, mesmo as mais simples sempre acomodaram bem o caminhoneiro, viu?
Nós, da Ibor, separamos aqui algumas dicas básicas para você ter mais conforto na hora de recarregar as energias. Confira!
O espaço na cabine já não é muito, se você deixa bagunçado, fica tudo mais apertado e aí não tem como relaxar direito, se mal cabe você ali. Por isso, evite acumular lixo, tire a poeira, passe um pano úmido no painel, e organize os seus objetos, documentos e especialmente alimentos. Acomode tudo de forma segura, que não entorne nada, nem estrague ao longo do caminho. Mantendo esses cuidados, a viagem fica muito mais agradável e você consegue descansar melhor. Faça o teste!
Não tem aconchego melhor do que encontrar um cantinho mais escuro e sem barulho para tirar aquele cochilo, né? Um detalhe simples, como colocar cortinas nas janelas, já torna o clima bem mais propício para você relaxar com mais privacidade e evitar o sol batendo em cima de você.
Já é da natureza do caminhoneiro ter esperteza para saber se virar em meio às adversidades do seu caminho. Essa questão de ajustar a temperatura dentro da boleia é a prova disso. Quando o seu pesado é todo moderno, com ar condicionado, aquecedor nisso e naquilo, é moleza. Mas se a cabine é mais comum, dá-se um jeito também. Faça frio ou faça calor. Você pode, por exemplo, ter um ventilador portátil na boleia, ou até pendurar um pano molhado na saída de ar do veículo, que também refresca o ambiente e facilita a respiração nos dias mais secos, deixando o ar mais úmido.
Já no frio, para não congelar dentro da cabine, muitos motoristas colocam lona ou papelão fora do vidro do pára-brisa para servir como isolante térmico. Fica a dica!
Se você quer e realmente precisa dormir, lembre-se de não tomar café, refrigerante, energéticos, ou chás que contenham cafeína, como chá mate, chá preto, pelo menos seis horas antes de você parar para o descanso. Senão, nem deitado em casa, você vai conseguir “apagar” direito.
Da mesma forma, evite alimentos muito pesados, especialmente à noite, preferindo opções mais leves e saudáveis, sempre que possível. Isso, na verdade, é uma dica que vale pra tudo na vida, e sua saúde agradece!
Com o corpo e a mente descansados, você retoma a sua viagem com muito mais disposição e concentração. Por isso, considere mesmo essas dicas, pensando não só no seu bem-estar, como também na sua segurança.
E por falar nisso, a gente não poderia deixar de destacar aqui também sobre os lugares onde estacionar o seu caminhão. É super importante que você procure sempre locais seguros na hora de parar o veículo para passar a noite ou tirar o seu momento de descanso. Em lugares desertos e desconhecidos, há um grande risco, tanto para você, quanto para a carga sendo transportada. Por isso, fique atento e procure saber, antes mesmo de pegar estrada, as melhores referências de pontos de parada, ok?
Já compartilhe então esse post com os seus amigos de pista, porque eles também merecem aquele cochilo tranquilo e confortável na boleia.
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