Ser caminhoneiro é muito mais que uma profissão, é um estilo de vida que milhares de homens (e mulheres também) seguem com muita paixão por esse Brasil afora. E se tem uma coisa que representa bem a cultura do caminhoneiro são as frases de parachoque.
Quem nunca se divertiu com elas durante as viagens? Essas frases curtas, escritas à tinta, surgiram como forma de enfeitar seus caminhões, ou até mesmo mandar recado pros outros. Isso tudo foi influência dos nossos hermanos argentinos, lá na década de 50, que traziam e levavam cargas para o nosso país com seus pesados enfeitados. Lá pelos anos 80, a moda por aqui pegou de vez, e daí em diante virou tradição.
Sejam frases de amor, bem humoradas, motivacionais ou simplesmente pensamentos soltos que até viram ditados populares, são formas de expressão que contam um pouco do sentimento do que é ser caminhoneiro.
Por isso, então, a Ibor listou aqui algumas frases que, se uma delas não está no seu parachoque, provavelmente você já leu alguma na estrada por aí.
E aí, reconheceu alguma? Criatividade é o que não falta na hora de escolher uma frase para estampar no seu caminhão. Hoje em dia, elas vêm até coladas, como adesivos no pára-brisa, mas nada como o bom e velho serviço raiz, escrito à tinta. O mais interessante disso tudo, é que antigamente existia um profissional que ficava em alguns postos de gasolina e pontos de parada na estrada pintando os parachoques. Hoje já é mais difícil de achá-los, mas certamente os motoristas mais experientes têm referências de onde encontrar esses artistas.
Antes de você pintar ou colar algo no parachoque do seu caminhão, fique atento à legislação que estabelece o uso de faixas refletivas em caminhões. Desde 2010, veículos de pequeno, médio e grande porte dessa categoria — sejam eles nacionais ou importados, novos ou antigos — são obrigados a ter essa identificação.
Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a faixa deve ser aplicada na traseira e na lateral do caminhão, marcando as extremidades do veículo, com as cores preta, vermelha, amarela ou branca.
Feito isso, você já pode providenciar a frase para o seu parachoque. E fique tranquilo, não há nenhuma lei que proíba isso. É só diminuir a letra, ou encurtar a sua frase, e respeitar o espaço das faixas refletivas que está tudo certo!
Mas conte aqui pra gente: qual é a frase que roda por esse mundão aí com você? Aproveite e já compartilhe também esse post com os seus parceiros de estrada.
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Quem nunca passou aperto na estrada não tem história boa para contar. E não é só os principiantes desavisados que se enrolam não. Tem muito caminhoneiro velho de guerra que até hoje conta sempre com a sorte na hora de viajar e quando vê fica parado no meio do caminho por causa de coisa à toa, como um pneu furado.
Mas se você é daqueles que anda sempre prevenido, aí o papo é outro. E é disso que vamos falar aqui hoje. Na hora do sufoco, você tem aquela pecinha reserva na boleia para te salvar? Nós, da Ibor, listamos aqui quais itens extras que todo caminhoneiro deve ter na boleia para evitar aquele estresse bobo.
Começando pelo óbvio mesmo porque sem ele você, literalmente, não sai do lugar. Além do desgaste natural, há diversos fatores nas estradas que podem comprometer a sua vida útil, como má conservação das pistas, excesso de peso, fazer curvas em alta velocidade, calibragem incorreta, e por aí vai. Por isso, se o pneu furar, tendo um de reserva, você resolve isso rapidinho, poupando o risco de ficar ali parado por horas, no meio do nada, com chances de provocar algum acidente ou ser roubado.
Isso aqui não tem jeito mesmo. Por mais cauteloso que você seja, o sistema de iluminação do pesado não dá conta de aguentar tanta trepidação que essas estradas provocam sem dar nenhuma trégua. Se essa falha ocorrer durante à noite, muito provavelmente o motorista vai precisar encostar o caminhão para sua própria segurança. Como você dirige sem enxergar nada à sua frente?
Maas, quem é esperto e já aprendeu a lição, leva sempre uma lâmpada extra na cabine para não ficar no escuro. Um detalhezinho que se você tem em mãos resolve rapidinho e segue viagem tranquilo.
O seu caminhão pode ter combustível, pneu novinho e calibrado, lâmpadas novas, mas se não tiver bateria, o seu veículo se quer vai acender as luzes, quem dirá rodar. Então, mediante a uma falha, esteja preparado e tenha sempre uma bateria reserva para trocar. Assim, você também não compromete a sua segurança, e ainda reduz os riscos de provocar acidentes no local.
Peças fundamentais para quem transporta carga pesada. Após longos percursos, as pastilhas de freio vão se desgastando até chegar num ponto em que as rodas do seu caminhão não respondem mais ao comando de reduzir a velocidade ou de parar. Isso é um problema muito grave e que você começa a sentir (e a ouvir) quando as pastilhas dão os primeiros sinais de que precisam ser trocadas.
Por isso, fique atento e não dê bobeira.
Assim como as luzes e faróis não têm uma vida útil muito longa devido às más condições das estradas, o mesmo ocorre no sistema de suspensão. E se tratando de caminhão de carga, o desgaste é ainda maior e, uma hora ou outra, rompe um negócio aqui, trinca outra ali, solta parafuso…e aí quando vê o seu veículo está totalmente instável, sem segurança alguma para seguir. Não pode
Alguns itens como bandejas, feixes de molas, bolsões de ar e amortecedores vale a pena ter na reserva.
A gente sabe que é impossível transformar a boleia numa oficina mecânica, mas se você conhecer bem o seu pesado, certamente já vai saber algumas peças chaves que pode um dia vir precisar.
Notou que um parceiro tá no aperto, não hesite em ajudá-lo! Na estrada, uma mão lava a outra, mas não se esqueça de reabastecer sempre o seu kit de itens reserva para quando você precisar, ter também, viu?
Agora nos conte, qual é a peça que você nunca deixa para trás quando vai viajar?
Marque aqui seu colega de pista para ele ficar por dentro dessas dicas também!
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A gente que vive nas estradas está cansado de ver imprudências de outros motoristas pelo caminho. Nós buscamos fazer a nossa parte, mas se o outro não faz a dele, aí complica para todo mundo, não é mesmo?
Quando o movimento aumenta e começa a formar aquela fila de veículos na estrada, você já pode saber que logo vai aparecer um apressado cortando pelo acostamento da rodovia. A princípio, pode parecer esperteza, mas isso é uma situação de alto risco, pois coloca vidas em risco, e totalmente fora da lei.
Antes que você decida ousar cortar um pedaço do congestionamento, nós, da Ibor, separamos aqui algumas informações que servem de alerta para que você NUNCA ande, ultrapasse ou simplesmente estacione de fato em um acostamento.
Vamos te explicar melhor para que você utilize essa faixa lateral de maneira correta e viaje com segurança!
Você pode fazer uma breve parada no acostamento para que alguém entre ou saia do carro, cheque algo irregular no veículo ou pegue algo importante do porta-malas…de forma que seja feito dentro de um tempo estritamente necessário.
Diante de uma situação dessas, você deve sinalizar o seu veículo com o pisca-alerta imediatamente e colocar o triângulo a pelo menos 30 metros de distância da traseira do seu carro ( o que corresponde a cerca de 30 passos largos). Ok?
Isso vale para quando o seu veículo der algum pane ou o seu pneu fure e você precise aguardar alguma ajuda por um tempo mais demorado. Ou ainda, para que ambulância, bombeiro ou viaturas policiais possam trafegar e estacionar mais próximos de trechos com acidentes ou ocorrências emergenciais.
Pense sempre nisso antes de obstruir o caminho do acostamento. Nessas horas, cada segundo é valioso e pode salvar vidas.
Para quem acha que as rodovias foram feitas apenas para os automóveis, saiba que elas também são para ciclistas e pedestres. Em algumas estradas até existem faixas separadas para essas pessoas, mas na ausência delas, esse grupo deve transitar pelo acostamento.
Portanto, se você trafega nessa área, corre o risco de atropelar alguém. Não o faça!
Pode até parecer estranho, mas o acostamento também serve para que os veículos manobrem para alguma conversão à esquerda ou façam retorno na rodovia. Porém, vale destacar que isso só é válido se não houver na pista nenhum local apropriado para isso, como uma rotatória.
O simples fato de você fazer uma parada rápida no acostamento não irá te causar uma multa. Vale o bom senso nessas horas. Você NUNCA deve estacionar o seu caminhão num acostamento para tirar um cochilo ou descansar, é perigoso.
E certamente você sabe que tudo aquilo que possa comprometer a segurança e a vida de pessoas no trânsito, isso implicará numa multa.
Pois bem, trafegar pelo acostamento é infração gravíssima que, além dos sete pontos na carteira, isso irá te custar nada menos que R$574, enquanto que se você for pego ultrapassando, a conta é ainda mais alta, de R$957, podendo chegar a R$1.915 em caso reincidente. Você não vai querer correr esse risco, né?
Agora que você já sabe para o que serve realmente o acostamento e os transtornos que pode causar transitando de forma desnecessária, siga o seu caminho na sua pista para garantir mais a segurança de todos.
Já aproveite para marcar aqui o seu parceiro de estrada para ele ficar ligado também sobre esse tema! 😉
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Rodar durante o dia pela estrada costuma ser um pouco mais exaustivo para o caminhoneiro,devido ao fluxo maior de veículos na pista. Nesta época de calor, o sol não perdoa ninguém, e uma boa alternativa para fugir dele é dirigindo à noite.
Muitos motoristas preferem encarar a estrada pela madrugada para escapar também dos engarrafamentos, porém você deve redobrar a sua atenção. Nós, da Ibor, separamos aqui algumas dicas importantes para quem encara a jornada noturna. Confira só!
O ideal é que você se prepare antes de viajar à noite e não decida sair em cima da hora, pois o seu corpo e a sua mente podem não aguentar. O seu organismo já tende, naturalmente, a dormir a partir de certa hora, e o sono bate mesmo.
E quando isso acontece, você corre um sério risco de vida. Dirigir com sono é tão perigoso quanto pegar o volante alcoolizado, por isso, não se exponha de tal forma e descanse bem antes da sua viagem madrugada afora.
Um detalhe importante que muitos só percebem que não estão funcionando na hora que precisa dele, são os faróis. Dirigir à noite sem essa iluminação é muito perigoso e aumenta as chances de atropelamento, ainda mais se tratando de um caminhão. Por isso, verifique sempre antes se está tudo ok.
Vale lembrar também de não olhar diretamente para o farol dos demais veículos, pois pode afetar a sua visão e você perde o controle da direção. Da mesma forma, ao cruzar com outro carro, use a luz baixa para não prejudicá-lo também.
Há dois períodos do dia que dificultam bem a visibilidade do motorista na estrada: o amanhecer e o entardecer. Nesses horários, a luz não é o suficiente para iluminar o caminho todo, dependendo da posição do sol pode ofuscar a visão do motorista, além de não favorecer muito a utilização dos faróis.
Mas nada como um bom óculos escuro para filtrar os raios solares, garantindo assim uma viagem muito mais confortável e segura. Experimente um dia e veja que não se trata de frescura!
Essa é uma das nossas dicas mais valiosas e que é sempre importante para todos os momentos e horários do dia. Porém, tem sempre alguém que se acha no direito de deitar o pé no acelerador, na calada da noite e diante de uma pista vazia.
Independentemente das circunstâncias, não se deve desobedecer os limites de velocidade, pois você pode ser pego de surpresa e causar um acidente gravíssimo. Siga seu caminho tranquilo e com segurança!
Pronto! Agora sim você já pode dar partida no seu caminhão. Só mesmo quem vive nas estradas sabe o quão importante é manter-se bem informado para dirigir com calma e confiança.
Marque aqui aquele parceiro de pista, vulgo coruja, que troca o dia pela noite, cortando as estradas por esse mundão afora e também deve ficar ligado nessas dicas.
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Não existe melhor entendedor de caminhão do que o próprio caminhoneiro, não é verdade? E para quem já é mais experiente então, pode dar uma aula sobre os mais diversos tipos e modelos, não faltarão assunto, palpites e opiniões. Porém, no meio disso tudo que ouvimos por aí, é importante saber filtrar as informações verdadeiras mesmo para não se enganar.
Assim como vemos automóveis mais modernos e tecnológicos, os caminhões também evoluíram ao longo dos anos, facilitando a vida de quem vive na estrada. Por isso, vale considerar que algumas verdades ditas há 20, 30 anos, não condizem com a realidade dos veículos de hoje.
Nós separamos para você alguns fatos sobre caminhão que são MITOS ou VERDADE. Certamente, entre uma parada e outra, você já escutou alguma dessas frases. Veja só:
MITO – Isso não faz mais sentido hoje em dia. Quem é velho de guerra lembra da época em que precisava ligar o caminhão meia hora antes de sair para deixá-lo esquentando.Com a injeção eletrônica e os atuais óleos lubrificantes, não há mais necessidade de ter essa preocupação com a temperatura do motor na hora de ligar.
MITO – Outro costume antigo que, além de não funcionar mais, pode colocar a sua vida e a do em risco. Descer na “baguela” não faz o seu caminhão gastar menos combustível, pelo contrário, só traz prejuízo, pois a injeção libera ainda mais combustível para o motor girar. Como o sistema de injeção eletrônica dos novos caminhões é automático e inteligente, o motor por si só, sob comando da marcha engatada, já diminui o consumo de combustível. Se esse for o seu problema, pode seguir despreocupado.
VERDADE – Para que a borracha do pneu fique mais rígida, o ideal é calibrá-lo frio, cerca de 4h parado antes, quando ele se encontra em sua temperatura padrão, que é de 21º. Alguns podem até achar frescura, mas manter a pressão adequada dos pneus garante mais estabilidade e evita o desgaste precoce.
VERDADE – Uma forma de aumentar a durabilidade das peças do seu caminhão é não deixar de usar um aditivo no radiador. Ele melhora as propriedades da água, evitando que o motor congele nos dias frios ou superaqueça no calor e ainda protege o interior do motor contra o desgaste precoce e a ferrugem. É uma coisa tão simples que muitos ignoram, mas que faz toooda a diferença para a vida útil do caminhão. Fique ligado!
MITO – Com certeza, você conhece alguém que, depois de lavar o chassi do caminhão, passa óleo de mamona achando que vai protegê-lo mais da corrosão.
O que acontece, na verdade, é o contrário, pois o óleo só vai fazer com que acumule mais impurezas e minério, formando uma goma. Além disso, as peças emborrachadas, como vedações e mangueiras, podem ressecar. Portanto, não invente moda! A própria tinta do chassi já é anticorrosiva, e se você quer dar uma caprichada na limpeza, procure produtos adequados para não danificar o caminhão.
E aí, você já tinha escutado alguma dessas verdades (ou mentiras) durante sua jornada como caminhoneiro? É sempre importante ouvir mais de uma opinião e se informar bem antes de tomar certas decisões relacionadas a caminhões.
Compartilhe essas informações também com os seus companheiros de estrada para eles não caírem nessas ideias “tortas” que a gente ouve por aí.
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O carnaval é uma das datas mais perigosas para encarar a estrada. Por mais que haja blitz, operações e demais campanhas por todo o país, quem é caminhoneiro sabe bem que o risco aumenta muito.
Embora a folia tenha sido cancelada neste ano, o feriado tá aí e muitas pessoas aproveitam a folga para viajar. Então, nós da Ibor, vamos reforçar aqui alguns cuidados que você deve tomar para evitar transtornos pelo caminho.
Vamos lá!
A gente já comentou sobre isso no final do ano, mas muitos ainda insistem em misturar álcool com direção. Além de ser um erro gravíssimo, você perder a carteira e ainda pagar uma multa alta, as chances de provocar um acidente são enormes. Por isso, beba com responsabilidade e fique longe do volante!
Nos últimos dias tem chovido bastante em várias regiões do país, deixando pistas alagadas ou com a passagem impedida. Por isso vale se informar bem antes para não passar aperto, e conferir a previsão do tempo para se prevenir. Encarar estrada debaixo de uma tempestade é perigoso e exige muito mais da sua atenção. Tenha cuidado!
Com a previsão de estrada cheia, a gente já espera ter que encarar um engarrafamento ou uma lentidão na pista. Uma alternativa é sair de madrugada para evitar o movimento intenso. Porém é fundamental se preparar para isso, e não apenas decidir de última hora e ir, principalmente se o percurso for longo. O ideal a se fazer é se programar antes e descansar para seguir viagem tranquilo e sem sono, viu?
Você sabia que a utilização do celular ao volante é a 3ª maior causa de mortes no trânsito? Pois é, bem assustador. O simples fato de você manuseá-lo enquanto dirige aumenta em 400% as chances de você provocar um acidente ( fora a multa que você pode receber se for flagrado). Desta forma, antes de dar partida, já programe o seu playlist e curta a viagem na paz. E ó: também não vale mandar áudio ou foto por mais simples que seja. Seu foco deve ser total na estrada.
Quanto aos limites de velocidade, ultrapassagens, revisão mecânica e paradas vocês já sabem de cor! Tem vários conteúdos aqui, no nosso blog, destacando tudo isso para que a sua viagem seja sempre tranquila e segura!
Depois dessas dicas, vocês já estão bem preparados e já podem partir para a estrada. Não se esqueçam de marcar o seu parceiro aqui para ele também ficar ligado!
Bom Feriado!
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Quem é caminhoneiro, com o tempo, acaba se tornando mais safo na vida. Coisa que só mesmo vivendo na estrada, no dia a dia, para aprender na marra.
Por mais que tomemos todas as precauções, os imprevistos acontecem. E é nessas horas que a gente precisa ficar mais esperto para resolver os problemas, ainda mais se tem algo a ver com a mecânica do seu caminhão. Ter uma noção básica de como ele funciona por dentro pode te salvar de uns apertos por aí.
Sendo assim, nós, da Ibor, separamos aqui para você algumas dicas de manutenção que todo caminhoneiro deve saber! Veja só:
É comum o motorista notar uma falha no sistema de lubrificação da mecânica por meio de ruídos estranhos, superaquecimento, falha na partida, aumento no consumo de combustível… Por isso, você deve ficar de olho nas condições que o óleo se encontra para evitar esses problemas e lembrar de trocar o óleo após atingida a quilometragem indicada na embalagem do produto, viu?
Com a vareta, você observa:
Um dos indicativos de que o seu pesado possa estar precisando de uma revisão é quando você percebe alguns ruídos e vibrações enquanto dirige. Certamente é normal que um caminhão faça barulho, mas em condições normais, ele deve apresentar o mínimo de ruídos e vibrações.
Esses sinais podem apontar algum tipo de defeito ou o início de um problema, por isso, fique atento!
Você já vem rodando direto com o caminhão há vários dias? Vale dar aquela conferida nos pneus de vez em quando, mesmo na estrada, pois eles podem reduzir a eficiência do caminhão na pista se estiverem bem desgastados. E aí vem um problema atrás do outro:
– Menor aderência no asfalto, dificultando manobras e o controle em curvas;
– Maiores chances de acidentes;
– Aumento do consumo de combustível.
Uma dica importante é observar o TWI, aquela pequena elevação presente no pneu que serve como indicador básico das condições de desgaste da peça.
Antes de dar partida, procure saber se todas as revisões do veículo estão em dia, qual foi a última vez que ele passou pelo mecânico e quando será a próxima. Confira também todos os prazos e a quilometragem para ter certeza de que está tudo nos conformes.
Nada melhor do que prevenir e evitar de passar perrengues estrada afora, né?
Agora que você já está esperto, marque aqui o seu parceiro de pista para ele não passar aperto no meio do caminho. Acima de tudo, isso vale para preservar a sua segurança. Se cada um fizer a sua parte, os riscos são menores! 😉
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Para muitos caminhoneiros, dirigir é uma verdadeira terapia. Quem ama mesmo rodar estrada afora, nem sente as horas passarem, só vai…
Ao longo do tempo, isso se torna algo tão natural e automático, que às vezes surgem alguns vícios de direção que você não percebe, mas que podem comprometer a sua segurança.
Você já parou para observar isso? É sempre fácil a gente enxergar no outro, mas se pensarmos bem, nós temos alguns hábitos que deveriam ser corrigidos. Por isso, separamos aqui os 5 vícios mais comuns de direção que muitos motoristas têm.
O famoso “descer na banguela” é um péssimo vício das antigas de colocar o caminhão em ponto morto e ir num embalo só. Além de sobrecarregar os freios (visto que os freios do motor estão desligados), gasta ainda mais combustível e coloca a sua segurança em risco de perder o controle do seu caminhão desengrenado.
Pode parecer uma atitude bem inocente, mas que compromete a sua direção na estrada e sua ergonomia. Passados anos, o seu ombro começa a dar sinais dessa má postura. Sem contar ainda que o motorista pode ser multado, então, fique atento!
O sistema de embreagem pode ter a sua vida útil reduzida em até 50% se você deixa sempre o pé apoiado na embreagem. O mesmo acontece quando você segura o carro em subidas. O ideal mesmo é utilizar o freio e pisar na embreagem apenas na hora do arranque, paradas e trocas de marcha.
Essa é uma prática antiga que os motoristas fazem, por força do hábito, até hoje que é desnecessária. O motor dos caminhões atualmente se aquecem logo quando o pesado começa a rodar.
Todo mundo sabe que é errado, mas muitas pessoas se arriscam em alguns segundos para olhar uma mensagem, mandar um áudio, fazer um vídeo ou ligar uma música. Por mais rápido que seja, é o suficiente para causar um acidente e o motorista ainda é multado por infração gravíssima. Não vale a pena!
E aí, se identificou com algum desses vícios? A responsabilidade de pegar no volante é grande, e por mais profissional que seja, é preciso se atentar ao nosso comportamento na estrada e com o caminhão.
Marque aqui aquele seu parceiro de pista para que ele também procure se policiar e siga sem essas “manias”.
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Passar horas dirigindo na estrada todos os dias é um desafio que quem ama ser caminhoneiro tira isso de letra. Mas no verão, enfrentar o sol batendo direto em cima da gente, gera um desgaste ainda maior. E o nosso corpo sente bem.
Nesta época do ano, devemos ter alguns cuidados a mais para aliviar um pouco os efeitos do verão e garantir o nosso bem-estar durante as inda e vindas por esse Brasilzão.
Nós, da Ibor, separamos aqui algumas dicas que valem reforçar sempre. Anote aí:
Seu maior companheiro de viagem, faça chuva ou faça sol! Assim como beber água, é fundamental que você aplique protetor solar no rosto, braços e mãos, orelhas e nuca. Além de evitar queimaduras e manchas na pele (ou até mesmo um câncer), previne o envelhecimento precoce, principalmente do lado esquerdo. Provavelmente você já deve ter notado que o surgimento de algumas pintas, manchas ou até rugas apenas no seu braço esquerdo. Fique atento e procure um dermatologista para se informar melhor e tratar disso.
Muitas vezes, o sol ofusca a vista do motorista na estrada, por isso, vale investir em um bom óculos escuro. Assim, você consegue visualizar melhor as placas e os demais veículos, garantindo assim a segurança de todos!
No verão é quase impossível passar muito tempo sem água. A gente sente sede o tempo todo, não é mesmo? Por isso, deixe a sua boleia bem abastecida de água fresca e hidrate- se bastante.
Outra regra que vale para a vida, é buscar uma alimentação balanceada. Nos dias quentes, se ingerimos alimentos mais pesados o nosso corpo fica ainda mais pesado e a sonolência bate mesmo. Para quem pega a estrada isso não é legal. Opte sempre por pratos e lanches mais leves, tomando o cuidado de conservar bem os alimentos para que eles não estraguem, ok?
Escolha peças mais confortáveis e frescas para viajar. Deixe de lado roupas muito apertadas ou escuras e vista algo de cor clara, como camisas de algodão. Vale lembrar de levar sempre um muda de roupa na boleia, caso sinta a necessidade de tomar uma chuveirada durante a viagem.
Alguns motoristas chegam a soltar o cinto de segurança por conta do desconforto do calor, mas isso NUNCA deve acontecer, é infração grave. Basta ajustá-lo de forma mais confortável para você e seguir em frente!
Agora que você já sabe disso tudo, é só separar aquele ventilador portátil para acoplar no vidro ou no painel da boleia e cair na estrada.
Marque aqui aquele seu parceiro que também encara a pista quente para não sofrer tanto neste calor.
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Vocês já sabem que quem move a economia deste país são os caminhoneiros, né? Não é à toa que as estradas vivem cheias de caminhões indo e vindo por aí, com os mais diversos tipos de cargas. Mas cada mercadoria demanda um transporte adequado para garantir a segurança da carga, do motorista e dos demais que estão na estrada. Conheça os principais tipos que circulam pelas rodovias do nosso país.
São produtos industrializados, na maioria das vezes, e que não correm o perigo de estragar facilmente pelo caminho. Também não necessitam de refrigeração, sendo, portanto, uma demanda mais simples e muito comum no dia a dia.
Exemplos: alimentos não perecíveis, móveis, madeira, material para construção, de higiene, roupa, eletrodoméstico, etc.
São produtos (líquido ou sólido) que ainda não foram ensacados ou encaixotados. Geralmente são cargas ligadas à matéria-prima do agronegócio.
Exemplos: Soja, arroz, milho, feijão, café, cereais, água, leite, suco, etc.
São animais transportados em um veículo específico para tal carga. É um tipo de viagem que exige um cuidado maior do motorista, pois é preciso garantir a integridade dos animais até o seu destino final.
Exemplos: cavalos, vacas, porcos, galinhas, etc.
Essas também são cargas super comuns em nossas estradas e também necessitam de cuidados extras, atendendo inúmeras regras, visto que muitas vezes elas já são diretamente comercializadas em feiras e mercados, chegando assim ao prato das pessoas. Qualquer irregularidade, o estrago é bem grande, literalmente. Nesses casos, vale investir em câmaras frias ou equipamentos de refrigeração adequados, mas tendo o cuidado de não congelar a mercadoria – há uma linha tênue entre conservar e estragar o produto.
A carga frigorífica é dividida entre:
Exige uma logística muito bem planejada para que o produto não estrague pelo caminho. Se o destino for muito longe, o risco de haver perdas é grande.
Exemplos: Frutas, legumes e verduras.
São aqueles produtos que passaram por um processo intenso de resfriamento, havendo formação de gelo, a fim de preservar as propriedades da mercadoria.
Exemplos: Carne bovina, de aves, peixes e demais peças congeladas, além de massas, pão de queijo, etc…
Como o próprio nome já diz, são produtos muito pesados e enormes que não podem ser divididos. O transporte dessas cargas demanda o uso de veículos especiais com toda uma estrutura e direção apropriada.
Exemplos: Geradores, máquinas agrícolas e industriais, vagões, guindastes, etc.
São produtos mais delicados que exigem cuidados ao serem manuseados e transportados, visto que geram riscos de saúde, segurança e/ou ao meio ambiente.
Exemplos: fogos de artifícios, gases naturais e tóxicos, materiais sólidos ou líquidos inflamáveis (álcool, gasolina), corrosivos ou radioativos, etc.
Além desses exemplos, há vários outros tipos de cargas, como medicamentos, em que o motorista deve apresentar uma documentação específica, ou produtos frágeis, como vidro, louças, espelhos, que devem ser sinalizadas e devidamente embaladas para não quebrar, e tantos outros que são distribuídos por esse mundão afora pelas rodovias.
Um detalhe importante que vale ressaltar é quanto à limpeza do veículo. A cada demanda, o caminhão deve passar por uma higienização mais rigorosa de forma que evite contaminações entre uma entrega de carga e outra.
Agora que você já sabe disso tudo, compartilhe esse post com os seus colegas de estrada também e comente aqui quais são os principais desafios de transportar essas cargas.
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